segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ações de incetivo à leitura crescem no país

Até o dia 24 de Julho estão abertas as inscrições para o Prêmio VivaLeitura.
Lançado em março de 2006, o programa praticamente dobrou o número de iniciativas cadastradas logo em um ano, de 162 para 306. Há outras cem ações ainda sob análise da coordenação do plano. Atualmente o prêmio já recebeu mais de 7 mil projetos de todos os estados brasileiros, todos voltados para a área de incentivo a leitura no país.

Na tentativa de reverter o baixo interesse dos brasileiros pelos livros -fato apontado em pesquisas do setor-, iniciativas tanto públicas quanto privadas de incentivo à leitura se multiplicam pelo país.

O movimento pode ser medido pelo número de ações cadastradas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), articulado pela União, mas que possui a participação dos Estados e municípios e da sociedade civil.

Além disso, o prêmio VivaLeitura (promovido pelo governo federal e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, patrocinado e realizado pela Fundação Santillana) visa reverter a atual situação da leitura no país: o brasileiro lê, em média, 1,8 livro por ano, segundo pesquisa da Câmara Brasileira do Livro e de entidades ligadas a editores. Na França, o índice é de 7, e na Colômbia, de 2,4. Além disso, cerca de 10% das cidades do país não têm bibliotecas públicas.

O Plano Nacional do Livro e Leitura visa integrar ações que vão desde o programa da União de distribuição de livros didáticos para o ensino básico, que consome R$ 571 milhões, até projetos não-governamentais como o do Instituto Ecofuturo ("Ler é Preciso"), que premia crianças e jovens em concursos de redação, além de doar bibliotecas comunitárias através de parceria com instituições privadas.

Apesar do crescimento no número de ações, o número é insuficiente. A situação será mais satisfatória quando chegar a 10 mil iniciativas cadastradas. Além de melhorar a articulação entre as ações, o prêmio permitirá a identificação das áreas onde não há programas de incentivo à leitura, que terão de ser prioritariamente atendidas em projetos futuros.

As ações do PNLL

Algumas das iniciativas adotadas no plano são os prêmios que incentivam a leitura. O do Instituto Ecofuturo, por exemplo, distribui livros e computadores para os 60 finalistas, além de instalar uma biblioteca comunitária num local indicado pelos premiados.

Na edição 2005-2006, houve 21 mil redações inscritas. A expectativa para este ano é receber mais de 50 mil textos. "É fundamental criar condições para que as pessoas compreendam o que lêem e consigam se expressar", diz Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.

Outra iniciativa grande é o Prêmio Vivaleitura. O objetivo é estimular e reconhecer as melhores ações relacionadas à leitura no país. O Prêmio é de abrangência nacional e tem o objetivo de fomentar a leitura. É dividido em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada um dos três vencedores (um em cada categoria) vai receber R$ 30 mil , além de diploma e troféu.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, no endereço www.premiovivaleitura.org.br, onde o regulamento está disponível. Mas também podem ser feitas via postal.

Mais Informações em: 0800-7700987 (ligação gratuita)

"Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida, o livro.
Os outros são extensão do corpo.

O microscópio, o telescópio, são extensões da vista; o telefone é extensão da voz;
temos o arado e a espada, extensões do braço.

Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.

José Luís Borges

Blog da Prof. Edilza Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário